Se uma empresa ou órgão público não gerenciam de forma consistente todos os aspectos de seu data center, como backup e recuperação de dados, diversos processos se tornam mais complicados, como a proteção de dados.

Além disso, sua organização também pode se deparar com uma surpresa desagradável e cara na próxima vez em que precisar restaurar os backups já realizados.

Portanto, seja você responsável por um ou vários sistemas, você não precisa apenas de políticas de backup, mas também de procedimentos que integre a recuperação de dados de forma eficiente, colocando em prática todas as políticas e boas práticas do mercado. Siga as sete regras abaixo para seguir no caminho certo.

1. Defina políticas consistentes e eficientes

Sua empresa deve exigir ao máximo políticas de backup consistentes em todos os servidores e dispositivos considerados críticos para as operações de sua organização. Porém, isso nem sempre é possível, especialmente no caso de dispositivos de backup mistos, a exemplo do data center com uma biblioteca de discos e o uso da nuvem para escritórios remotos.

Em geral, as políticas são critérios de baixo nível, normalmente definidos por software, e os procedimentos de backup de dados são as construções de nível superior que determinam as políticas. Assim, no backup, os procedimentos gerenciam políticas.

2. Certifique-se de que as políticas sejam claras e tão fáceis de implementar quanto possível

Uma política que não é seguida de forma consistente porque é confusa não é muito melhor do que não ter nenhuma política. O ideal é que todos entendam a política e porque ela existe. Isso significa colocar tudo por escrito.

Como você sabe, dados críticos precisam de atenção especial. E, portanto, a equipe deve reconhecer a importância dos dados e garantir que todo o processamento e utilização seja eficiente, bem como o processo de backup e recuperação. Os procedimentos de backup de dados não devem apenas ficar na rotina das operações, as organizações devem atualizá-los consistentemente e analisá-los com a equipe técnica verificando sua performance e eficiência.

3. Estabeleça métricas práticas e funcionais 

Um procedimento eficaz tem maneiras claras, mensuráveis ​​e apropriadas de verificar se as políticas estão sendo seguidas. O software de backup moderno com recursos de gerenciamento automático de políticas ajuda consideravelmente.

Testar procedimentos de backup de dados, assim como testar planos de recuperação gerais, é essencial para o conhecimento de uma organização, mostrando que ela deve seguir as políticas adequadamente em um evento de perda de dados.

4. Automatize o processo

Uma boa política retira o máximo possível as pessoas do processo de backup, porque as máquinas são simplesmente mais confiáveis. 

Geralmente, não é possível ou viável eliminar completamente a interferência humana do processo por razões econômicas, mas minimizar sua influência deve ser uma meta para curto ou médio prazo.

5. Busque o feedback contínuo

Procedimentos eficazes de backup de dados criam políticas que respondem ao mundo real. Isso significa que você precisa se esforçar para descobrir, com as pessoas envolvidas diretamente, se as políticas estão realmente funcionando.

Sendo assim, os administradores de armazenamento devem buscar ativamente opiniões das pessoas afetadas pelas partes interessadas, especialmente as pessoas que estão realizando o trabalho no ambiente de operação.

6. Encontre sempre a causa raiz dos problemas

Você já ouviu isso antes: receba o feedback das pessoas que estão fazendo o trabalho. No entanto, é especialmente importante aqui porque muitas falhas de backup e restauração têm erro humano como causa raiz. 

Além disso, as falhas de mídia, outro motivo comum para problemas de backup, geralmente são um resultado direto de uma falha humana. E o erro humano é notoriamente influenciado pelo comprometimento com o processo.

Ao buscar a causa raiz dos problemas, você terá uma taxa muito menor de falhas nos backups. Esse é um problema específico em locais remotos, quando as pessoas que estão trabalhando não pertencem à organização de armazenamento e a execução de backups é uma tarefa auxiliar.

7. Facilite a mudança de políticas conforme a tecnologia e as necessidades

O objetivo desses procedimentos é facilitar o gerenciamento estabelecendo boas políticas e práticas. 

Sendo assim, boas políticas são aquelas que refletem e se adaptam às reais necessidades da organização. Um procedimento de definição de políticas lento, inflexível e excessivamente burocrático dificulta em vez de ajudar alcançar os objetivos.

Como as ameaças e a tecnologia continuam a evoluir, os procedimentos também devem se adaptar. Certifique-se sempre de que o procedimento da sua organização esteja atualizado e em frente às novas tecnologias.

Por fim, se você estiver em uma situação de backup e recuperação envolvendo dados críticos, faça tudo para estar pronto para se recuperar de maneira rápida e eficaz.

Como você garante que seu data center é gerenciado corretamente? Seus procedimentos de proteção de dados são eficientes?

Com mais de 3 décadas de experiência, a MW Microware tem ajudado seus clientes dos mais diversos segmentos a superarem seus desafios tecnológicos através de suas competências de vendas consultivas de soluções de servidores, storage, hiperconvergência, proteção de dados, networking, bem como na implantação e gerenciamento de TI, soluções de segurança, cloud e SaaS. Somos um dos principais provedores de soluções mercado nacional.