O monitoramento detalhado de ativos de TI resultam em importantes indicadores de performance e levam a um melhor gerenciamento da infraestrutura de tecnologia das empresas, além de outros benefícios que impactam nas decisões estratégicas da organização.

Ao coletar, visualizar e compartilhar dados sobre o ambiente de TI e suas cargas de trabalho, é possível otimizar os gastos e visualizar oportunidades para a melhoria ou a expansão do data center, oferecendo aos profissionais de TI inventário em tempo real e a percepção de desempenho de toda a estrutura, independentemente da plataforma ou do fornecedor.

Isso ajuda a oferecer suporte adequado às preocupações da organização, para acelerar o tempo de decisão e reduzir riscos em seus investimentos.

O investimento em TI depende de uma imagem precisa dos recursos disponíveis

Um servidor provisionado para uma nova carga de trabalho basicamente precisa de um sistema operacional, arquivos, aplicativos e acesso configurados de acordo com a política estabelecida para um estado desejado conhecido.

Porém, é difícil provisionar recursos sem saber quais estão disponíveis e sua atual situação dentro do parque tecnológico de uma empresa. Portanto, as organizações usam o rastreamento de ativos de TI para realizar o gerenciamento de hardware e software.

Atrasos no provisionamento de implantações de infraestrutura não apenas reduzem a velocidade de novas iniciativas de TI. Nessa época em que a competitividade das empresas é frequentemente determinada pelo acesso a dados, os atrasos podem afetar negativamente as oportunidades de receita e os resultados.

Durante anos, você poderia abordar o desafio do tempo e provisionamento simplesmente implantando maior capacidade computacional do que o necessário, dando espaço ao ambiente para suportar o crescimento em curto prazo diante o processo, às vezes demorado, de aquisição de novos ativos de tecnologia. 

Entretanto, ter excesso de infraestrutura apenas aumenta o custo desnecessário, uma desvantagem comercial grande em época de orçamentos mais apertados.

Obtenha os insights certos de sua infraestrutura de TI

Muitas ferramentas de gerenciamento de configuração têm alguns recursos nativos de inventário de ativos de TI que permitem a descoberta automatizada, na qual as funcionalidades da solução verificam os sistemas e determinam o hardware e o software disponíveis em cada servidor, bem como os dispositivos de armazenamento e de rede.

No entanto, coletar características de carga de trabalho e detalhes de desempenho é um desafio que a maioria dos departamentos de TI enfrentam devido à complexidade ou a limitação de recursos operacionais. Isso geralmente resulta em gasto excessivo e frustração em um ciclo de suporte, expansão ou compra.

O inventário deve cruzar o rastreamento de ativos de TI, fornecendo uma visão detalhada dos ativos físicos e de software em toda a empresa.

Servidor e Virtualização

A análise de dados que abrange a infraestrutura de TI fornece aos profissionais de TI um inventário ao vivo e insights de desempenho de hosts e VMs, independentemente da plataforma ou fornecedor, ajudando a registrar e comunicar os benchmarks, cargas de trabalho ou problemas de suporte a outros para acelerar o tempo de decisão e reduzir riscos.

Armazenamento

É possível criar um detalhamento do hardware de armazenamento de dados específico do fornecedor e modelo, configuração e histórico de desempenho usado para validar o valor de um ambiente implantado recentemente ou para avaliar o equipamento legado para substituição.

Proteção de dados

São dados sobre aplicativos e softwares de backup de fornecedores, configuração de proteção de dados, ciclos e políticas e a capacidade de front-end dos sistemas que estão sendo protegidos. Informações estratégicas como essas ajudam inclusive nas ações visando iniciativas para garantir a proteção e privacidade de dados da organização.

As informações de ativos de TI variam de marcas e modelos de fornecedores a detalhes, como números de série, formulários de contrato de compra e serviço e dados de contrato de licença e manutenção de software.

O gerenciamento de ativos ajuda as organizações a monitorar gastos, proteger equipamentos, garantir acordos úteis e evitar violações de licenças.

Ao final, os resultados de acompanhamento dos ativos de TI podem informar maiores detalhes sobre a capacidade dos recursos. Quando os administradores veem quais recursos estão disponíveis e como esses recursos são usados ​​ao longo do tempo, eles podem prever o uso futuro e tomar decisões de compra assertivas.

O Live-Optics permite à TI alavancar insights profundos sobre desempenho, simulações de carga de trabalho, utilização e suporte, coletando dados sobre ambientes de TI sem afetar o desempenho e a segurança. Ele também permite que a TI modele os requisitos do projeto para obter um conhecimento mais profundo das cargas de trabalho.

Com mais de 3 décadas de experiência, a MW Microware tem ajudado seus clientes dos mais diversos segmentos a superarem seus desafios tecnológicos através de suas competências de vendas consultivas de soluções de servidores, storage, hiperconvergência, proteção de dados, networking, bem como na implantação e gerenciamento de TI, soluções de segurança, cloud e SaaS. Somos um dos principais provedores de soluções mercado nacional.