As preocupações dos consumidores com a privacidade significam que o investimento em um programa de proteção de dados traz muito mais valor do que simplesmente proteger seus negócios de ações legais ou sanções financeiras.
Talvez o mais importante seja a necessidade de manter a reputação da marca e a confiança do consumidor.
À medida que as organizações e órgãos públicos procuram atualizar a maneira como usam os dados e criar processos mais eficientes para preservar os direitos dos titulares de dados, várias atividades relacionadas à proteção de dados podem ser consolidadas em um programa mais amplo de controle de informações.
Portanto, esse programa deve fazer mais do que simplesmente entregar a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a um exercício de marcar caixas de seleção desenvolvido para evitar multas regulatórias.
Maturidade da empresa associada a governança, gestão de risco e proteção de dados
Uma organização, seja ela, pública ou privada, de alta maturidade terá funções e responsabilidades de governança claramente definidas: a gestão do risco, bem como a proteção e privacidade de dados priorizados e mitigados de forma eficaz com todos os controles de dados corretos, de modo que haja uma probabilidade mínima de violação de dados.
No entanto, o benefício de reduzir o risco será alcançado apenas se for sustentado por um profundo conhecimento dos negócios, suas operações, iniciativas estratégicas e planos futuros.
A LGPD toca todas as partes das operações de uma organização. Para maximizar os ganhos comerciais da conformidade com a lei de proteção de dados, as organizações devem estender a amplitude de seus programas de segurança da informação para incorporar a segurança das informações no design de aplicativos de negócios e infraestrutura técnica.
Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados deve ser vista como um facilitador para a implementação de controles de segurança fundamentais, o que por sua vez permite importantes inovações.
Para evitar a fadiga da LGPD no futuro e a adesão segura à lógica de impor mudanças na nova legislação de proteção de dados, é importante demonstrar que alcançar a conformidade tem o benefício de reduzir o risco.
Em vez de focar nas implicações da não conformidade, os profissionais de segurança da informação devem usar cenários que eduquem os negócios sobre o impacto da exposição de dados.
Por fim, os ganhos nos negócios serão melhores se a motivação para a conformidade for proteger a organização, ao invés da pressão externa por mudanças.
Não descarte os benefícios comerciais da LGPD
A melhoria na qualidade dos dados abrirá oportunidades para um marketing mais exigente, que implanta campanhas contextuais para grupos ou indivíduos (sujeitos a consentimento, é claro) que têm muito mais probabilidade de obter sucesso em termos de receita.
Quanto mais eficiente e otimizada uma organização estiver em seus processos de proteção de dados, como descoberta de dados, solicitações de titulares e retenção, mais fácil será encontrar essas práticas a longo prazo.
Facilitar a conformidade para todos na organização garantirá que a proteção de dados comece a ser vista como parte da atividade comercial cotidiana, e não como uma sobrecarga necessária para evitar multas pesadas.
Mudar a maneira como os dados são usados e alinhar a privacidade dos dados com os objetivos dos negócios.
É importante observar que a conformidade não significa investir grandes somas em produtos tecnológicos que prometem atender a todos os requisitos da LGPD.
Obviamente, algumas soluções técnicas serão necessárias, mas o caminho para a conformidade, na maioria das organizações, provavelmente será uma combinação de mudanças legais e culturais suportadas pela tecnologia, e não a solução técnica em si.
Além disso, compreender e articular o valor de tais processos e como eles podem ser alcançados com eficiência é fundamental para alcançar um resultado eficaz em termos de valor comercial e objetivo de conformidade.
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