Globalmente, líderes de TI do governo veem a infraestrutura legada em departamentos centrais da administração pública como um grande bloqueador para o sucesso da transformação digital baseada em dados.
A pesquisa realizada com 101 chefes de tecnologia em departamentos do governo de diferentes países, realizada pela Pure Storage, empresa americana de tecnologia, descobriu que apenas 49% dos projetos de TI dos departamentos do governo são considerados totalmente de acordo com as expectativas e são entregues dentro do prazo e do orçamento.
Junto com a luta para erradicar o legado, o desafio para os setores do governo é fazer melhor uso dos dados
Quase metade (48%) dos executivos entrevistados estão confiantes de que sua infraestrutura de dados atual permite que seus departamentos atendam a seus objetivos estratégicos de transformação.
Na prática, o uso otimizado de dados pode ser usado para gerar economia de custos e valor adicional para os contribuintes. Além da redução de custos, a eficiência no uso de dados também pode levar a uma melhor tomada de decisão do setor público em tempo real.
No entanto, os líderes de TI no governo afirmam que sua infraestrutura de dados atual cria desafios de conformidade e diminui a capacidade dos departamentos de atender às expectativas dos cidadãos.
Por outro lado, 83% dos entrevistados afirmaram que os dados podem transformar as experiências dos cidadãos, com a mesma teoria de que isso pode fazer com que os cidadãos aumentem sua confiança no governo.
No tópico de dados como uma ferramenta para melhorar os resultados para os cidadãos, 49% dos entrevistados disseram que os dados são importantes para fornecer um serviço com eficiência de tempo para os cidadãos, enquanto 43% afirmaram que os dados são cruciais para fornecer um serviço confiável, ininterrupto e móvel.
Para responder às demandas para melhorar o uso de dados, 49% dos chefes de TI nos departamentos de governo disseram que planejam revisar sua infraestrutura de dados e estratégia nos próximos anos.
Para atingir essa meta, os líderes de TI do setor público enfrentam todos os tipos de desafios
Incluindo investimento em infraestrutura de dados, em aplicativos, processos legados e falta de agilidade, além da falta de experiência e habilidades digitais.
As questões relacionadas à infraestrutura devem ser abordadas para permitir um melhor uso dos dados, e também é necessário investir em habilidades estratégicas para transformar as informações em gatilhos acionáveis visando a melhoria dos serviços aos cidadãos.
O tópico da eliminação do legado entre os setores públicos têm sido frequentemente citado como um grande desafio à medida que o governo avança com os planos em torno do uso crescente de dados e da criação de uma estratégia nacional.
Do legado para uma infraestrutura digital do setor público
A crise da Covid-19 e os bloqueios subsequentes forçaram os serviços online, aumentaram a demanda e exigiram tomadas de decisão baseadas em dados. Os departamentos que investiram seriamente em sistemas e habilidades viram os benefícios imediatamente.
Infelizmente, aqueles que não tinham a tecnologia certa foram expostos.
Basicamente, há três etapas que o setor público deve seguir para migrar do legado para uma infraestrutura digital eficiente.
Primeiro, é preciso haver uma estratégia de habilidades digitais abrangente para todo o governo. Uma pesquisa com profissionais do governo descobriu que 40% das organizações do setor público não tinham as habilidades certas para realizar a transformação digital.
Cada membro da força de trabalho precisa ser capaz de realizar tarefas básicas online. Mas para avançar com a transformação digital, o governo precisa defender a liderança digital no setor público – e isso inclui investir adequadamente por essas habilidades.
Além das habilidades técnicas, também é necessário que haja uma mudança radical na cultura de liderança, onde a tecnologia não é vista como a solução final para um problema de política, mas como o meio de chegar ao resultado desejado.
TI legado
Em segundo lugar, o governo precisa abordar a lacuna entre a orientação e a ação nos setores. A tecnologia desatualizada está disseminada em algumas áreas do setor público, apesar de haver um grande volume de informações do governo central sobre a manutenção e atualização da infraestrutura digital.
A TI legada retém os serviços públicos digitais há anos e continuará a fazê-lo, a menos que haja um impulso entre os governos federal, estadual e municipal para impulsionar isso.
Terceiro, o setor público precisa ser mais inteligente na forma como gasta. As tecnologias de pagamento por uso, como a nuvem , são ágeis e eliminam a necessidade de investir em hardware caro, mas o dinheiro para financiar essa transição vem de orçamentos de recursos limitados.
No futuro, como o dinheiro para TI é alocado precisa ser reexaminado. Em uma era de serviços baseados em assinatura, ver a tecnologia apenas como um investimento de capital de longo prazo está se tornando uma coisa do passado.
Se a Covid-19 nos ensinou alguma coisa, é que os serviços públicos precisam ser resilientes, ágeis e capazes de aumentar a capacidade em tempos de crise. Na era digital, todos os três são muito difíceis sem a infraestrutura certa.
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