O armazenamento de dados é uma das estratégias mais importantes para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.
Isso porque, com a crescente digitalização dos processos empresariais, o volume de dados gerados e armazenados pelas empresas tem aumentado exponencialmente.
O armazenamento adequado de dados permite que as empresas tenham acesso a informações importantes sobre seus clientes, produtos e serviços, bem como sobre seus processos internos.
Essas informações são valiosas para a tomada de decisões estratégicas e para a identificação de oportunidades de crescimento e de melhoria dos processos.
Compreendendo o uso de dados
Para termos uma visão clara do conceito, o grande volume de dados associado aos recursos avançados de análise disponíveis atualmente significa que as empresas agora têm o potencial de entender melhor como seus clientes se comportam no passado e no presente, bem como possivelmente no futuro.
Essa verdadeira riqueza de dados pode ser extraída e manipulada em informações acionáveis que podem resolver problemas comerciais importantes, como vender mais produtos ou serviços.
Os dados são projetados para serem passados para outros aplicativos, a exemplo de um pacote de Business Intelligence (BI), para análise e uso posterior.
Vale lembrar também que os sistemas de negócios, como ERP (Enterprise Resource Planning), gerenciamento de recursos humanos e automação de vendas, são construídos em uma base em dados e gerenciado por um aplicativo de banco de dados.
Por fim, as empresas podem usar esses registros para extrair informações de diferentes formas, realizar análises poderosas e aplicá-las em momentos estratégicos para grande parte das empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento.
O armazenamento de dados se destaca entre as demais tecnologias
Em plena era dos negócios digitais, o gerenciamento de armazenamento é cada vez mais importante através da automação.
As empresas querem atender sua crescente demanda de dados, ao mesmo tempo que buscam simplificar seu gerenciamento de dados e do hardware responsável pelo armazenamento.
Por sua vez, a tendência da automação é impulsionada pela movimentação para armazenamento flash.
Nenhuma outra tecnologia pode competir com o armazenamento de dados e os principais aplicativos empresariais e analíticos, visando atualmente os negócios digitais para transformar seu uso em valor comercial.
O Gartner, por exemplo, espera que o mercado de dados se torne cada vez maior.
Porém, o custo mais alto dos sistemas está se tornando um desafio e forçando as organizações a analisar a automação para garantir que o armazenamento seja usado com eficiência.
A demanda de dados será cada vez maior
Armazenar informações e gerenciá-las é fundamental para o sucesso de uma empresa. Felizmente, existem muitas opções disponíveis para todas as organizações, tanto para o armazenamento virtual quanto para o local. Muitas vezes, a melhor solução é uma combinação de diferentes opções.
Então, como você decide o que é melhor para você?
Primeiro, você deve considerar suas necessidades de armazenamento em termos de capacidade e localização física.
Então você deve olhar para as opções de armazenamento que melhor atendem a essas necessidades.
Por último, você precisa desenvolver um plano para implementar suas soluções escolhidas.
Espera-se ainda que uma capacidade de classificar automaticamente os dados para matrizes baseadas em disco, backup baseado em nuvem ou mesmo fita seja um recurso necessário e cada vez mais eficiente para sistemas de armazenamento corporativo.
Antes de investir em uma solução de armazenamento de dados, consulte um especialista de TI confiável sobre quais opções atendem às necessidades atuais e futuras de sua empresa.
Em seguida, crie um plano para implementar o armazenamento que sua empresa precisará quando e onde for necessário.
A MW Microware está à sua disposição para ajudar em suas dúvidas e contribuir na definição da melhor solução de armazenamento. Entre em contato com os especialistas da MW Microwar.